Niterói recebe megafestival inédito de esportes ao ar livre com muita arte, cultura e entretenimento
Campeonatos nacionais e internacionais de diversas modalidades esportivas e dezenas de atrações culturais e artísticas movimentam a cidade no mês de junho
A cidade de Niterói receberá, a partir do dia 1º de junho, uma série de campeonatos esportivos, shows e exposições culturais, além de ações socioambientais, no que promete ser o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil, segundo os organizadores do Itacoatiara Pro 2022. Além do campeonato mundial de Bodyboard, que vai atrair competidores de mais de 20 nacionalidades, será disputada uma etapa já tradicional do circuito brasileiro na modalidade e uma competição de Surfe exclusiva para convidados especialistas nas ondas grandes e tubulares de Itacoatiara. O megafestival, que se estende até o dia 26, reunirá ainda centenas de atletas nas diversas praias, parques e equipamentos esportivos da cidade, disputando provas nas seguintes modalidades: Canoa (Va’a), Mountain Bike Downhill, Vela, Parapente e Skate – que contará com competições em formatos inéditos e especiais, organizadas pelo grande campeão mundial, Bob Burnquist.
Durante os fins de semana ao longo de junho, Niterói receberá também mais de 20 atrações musicais gratuitas, com presenças já confirmadas de grandes astros e bandas nacionais como Nando e Sebastião Reis, Oriente, Marcelo D2, Vitor Kley, Brothers of Brazil (Supla e João), André Frateschi (vocalista da Legião Urbana, com a super banda do Rock In Rio – Rock Street Band), e duas atrações internacionais: as bandas inglesas Curved Air e Renaissance (rock progressivo). Completam o megafestival, nomes de peso do Hip Hop, como Dj Machintal, DJ Tamy e o Dj Malrboro, além de artistas e grupos da cena musical da cidade (clique aqui para acessar toda a programação).
“Após dois anos de pandemia, o Itacoatiara Pro volta enorme e repleto de sinergias. Com o apoio da Prefeitura de Niterói, Funarte, entre outras importantes instituições, marcas e atletas incentivadores, vamos promover o maior evento de esportes ao ar livre do Brasil, junto com o Mundial de Bodyboard, que já faz parte do calendário de eventos da cidade há dez anos. Vamos reunir ao todo sete modalidades esportivas, centenas de atletas e diversas celebridades neste grande festival com muita arte, entretenimento, além de ações socioambientais, relevantes para a população niteroiense”, ressalta Bill Aquino, empresário e produtor executivo do Itacoatiara Pro 2022.
Conhecida pela vocação natural para os esportes e representando um grande celeiro de atletas campeões olímpicos ligados à náutica e modalidades radicais como o bodyboard e o surfe de ondas grandes, Niterói reunirá pela primeira vez tantas competições esportivas num curto espaço de tempo. As premiações dos eventos internacionais chegam a R$ 150 mil.
Itacoatiara Pro World Festival
Com fama internacional pelas suas ondas grandes, pesadas e tubulares, a Praia de Itacoatiara vai receber mais de uma centena de competidores do Brasil e do mundo durante o IBC Itacoatiara Pro World Contest, etapa cinco estrelas do circuito mundial de bodyboard, que será transmitida ao vivo pela internet para mais de 125 países.
“Só os melhores atletas profissionais do mundo são qualificados para competir nessas etapas, que buscam as condições de ondas mais radicais do planeta. Basta dizer que outras como essa acontecem em El Gringo, no Chile, e Fronton, nas Ilhas Canárias”, explica Giuliano Lara, idealizador e produtor do Itacoatiara Pro desde 2012, acrescentando que no período a cidade também sediará uma etapa do circuito brasileiro, o Itacoatiara Pro Série Brasil. “Além dos mais de 100 atletas de 20 nacionalidades inscritos para o mundial, vamos receber outros 250 competidores profissionais e amadores, homens e mulheres, de onze estados brasileiros para a prova”, completa Giuliano.
Outro destaque na agenda de competições no mar é o IBC Itacoatiara Pro World Contest,que deverá ocorrer em um dia com ondas grandes e perfeitas na janela que vai de 17 a 22 de junho, reunindo atletas big riders locais e convidados reconhecidos internacionalmente pela performance em ondas gigantes como os brasileiros Gabriel Sampaio e o havaiano-brasilerio Kalani Lattanzi.
As competições de Skate, Vela, Canoa, Parapente e Downhill completam o calendário esportivo do megafestival e terão suas agendas divulgadas nos próximos dias, bem como oficinas de arte, educação ambiental e exposições ao longo do mês.
O evento contará ainda com o Espaço Funarte, que será instalado na Praça José Martí, ao lado do Skate Park de São Francisco, onde serão promovidas oficinas culturais, shows e exposições de artes.
“Serão 26 dias de muito esporte, adrenalina e entretenimento para um público de centenas de milhares de pessoas. O Itacoatiara Pro será o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil e, além das competições, contará com intensa programação social e cultural, como cinema ao ar livre, oficinas de grafite, música e artes plásticas, além de palestras e atividades de educação ambiental”, ressalta Daniela Fromer, coordenadora geral do evento.
Ações socioambientais e de iniciação nos esportes para alunos da rede pública
Durante o Itacoatiara Pro 2022 também serão promovidas ações socioambientais, de iniciação esportiva e capacitação, capitaneadas por astros do esporte como o skatista Bob Burnquist.
“Vamos trazer a experiência do Instituto Skate Cuida na realização de aulas teóricas e práticas no esporte, promoção de oficinas de aprendizado com temas que passam pela arte, educação, sustentabilidade e cidadania”, adianta Bob Burnquist, maior recordista de medalhas dos X-Games, 10 vezes campeão mundial e recordista de vitórias da Megarrampa. O skatista, que visitou as três principais pistas de skate da cidade no início do ano – a de São Francisco, a do Horto do Fonseca e a do Morro do Caramujo – para a organização das competições, vai anunciar um projeto social que inclui a curadoria para a construção de uma pista de skate (modalidade street) no Caramujo, em parceria com a prefeitura.
Campeões renomados do bodyboard que participam das competições como o big rider local de Itacoatiara Dudu Pedra, a capixaba Neymara Carvalho, o baiano Uri Valadão, o sul-africano, Iain Campbel, e feras do surfe de ondas gigantes como Gabriel Sampaio e Kalani Lattanzi também vão ministrar aulas de iniciação esportiva nas modalidades nos intervalos entre as provas, em dias de mar baixo.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Inscrições abertas para a 1ª Etapa do Circuito ASN 2022
Seleção brasileira da WSL começa com quatro vitórias no Quiksilver/ROXY Pro G-Land
Chloé Calmon é vice-campeã no Longboard do GWM Sydney Surf Pro na Austrália
Sufistas, total atenção na rodovia Inácio Barbosa
Big rider Franklin Ramon no limite do Cardosão, em Laguna/SC
Oceano oferece possibilidades para se tornar uma fonte alternativa de energia
Temporada de caravela portuguesa aberta em Sergipe
Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil
Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco
Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf
______________________________________________________________________________
“O Itacoatiara Pro já era um momento especial para a cidade por toda a tradição que o bodyboard tem em Niterói. Agora, com esse formato, que já vi na Austrália e Califórnia, é sensacional”, diz Gabriel Sampaio. “Tenho conversado com atletas de diversas partes do mundo e eles estão entusiasmadíssimos para competir em Itacoatiara, não só pelas ondas, mas pelo clima e beleza da praia”, completa Dudu Pedra.
Entre os dias 5 e 8 de junho, quando se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, estão programadas ações conjuntas de coleta de lixo nas praias da cidade, campanhas de conscientização, além de uma ação de doação de equipamentos e placas de sinalização para o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e para a Reserva Extrativista de Itaipu (RESEX), numa parceria inédita entre a organização do Itacoatiara Pro 2022, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e o INEA.
Oficinas e palestras
Dentro da programação do megafestival acontecem ainda diversas oficinas e palestras. No dia 14, alunos da rede municipal poderão assistir a palestra Vou de Canoa com a remadora Luiz Perin, no Museu de Arqueologia de Itaipu, sobre temas ligados ao mar, ecologia e sustentabilidade, seguido também de aulas de iniciação esportiva com a especialista na modalidade conhecida como Va’a (Canoa). Exposições da cultura do Grafite e workshop com o artista Binho Ribeiro – reconhecido internacionalmente – bem como oficinas de música com DJs renomados, completam a programação sociocultural do megafestival.
Para o prefeito de Niterói, Axel Grael, o evento é mais um grande marco para a cidade de Niterói por sua natural vocação de sediar campeonatos e competições esportivas ao ar livre.
“Sugeri aos organizadores que englobassem na agenda modalidades como o Mountain Bike Downhill e a Vela e também ações sociais e de conscientização ambiental. Eventos como este promovem a prática esportiva, reforçam as questões ambiental e cultural e ajudam a fomentar o setor de turismo e a economia do município”, destaca, Axel Grael.
Confira aqui toda a programação esportiva, cultural e socioambiental do Itacoatiara Pro 2022. O evento conta com o apoio de Prefeitura de Niterói , Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Funarte, UFRJ, além de marcas e patrocinadores como Grupo Petrópolis, PredialNet, SGA Toyota e EcoPonte.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Itacoatiara Pro 2022 por e-mail
Publicado: 31/05/2022