Rising Swell e Rising Talent no dia 3 do ISA World Juniors
Erin Brooks recebe a pontuação mais alta do evento ( 9,67)
Buzzer Beater fornece passe para Jackson Dorian após interferência não prioritária
Tya Zebrowski vira a cabeça com o surf além de seus anos
Um swell crescente e de longo período proporcionou emoção no 3º dia de competição no Campeonato Mundial de Surf Júnior de Surf City El Salvador ISA 2022. Os picos de bombeamento de La Bocana pertenciam aos sub-16, com o campo U-18 acampado no El Sunzal, um pouco mais lento.
A segunda rodada do Main Event foi concluída em todas as divisões. Todos os 419 competidores ainda têm chance de ganhar o ouro, mas a primeira rodada de repescagem já está preenchida e as eliminações começarão na manhã de terça-feira.
Erin Brooks (CAN) apresentou a maior pontuação de onda única do evento até agora, 9,67 no Sub-16 Girls. Um enorme lábio de forehand foi responsável pela maioria da pontuação quase perfeita. Brooks está pronto para trazer mais, no entanto.
“Meu 9.67 foi super divertido. Foi uma das maiores ondas do calor e eu queria me esforçar, mas não surfar demais a onda. Espero que durante o período da competição haja algumas boas seções aéreas para que eu possa mostrar um surf mais progressivo.”
Eden Hasson (AUS) tinha o objetivo de abrir com uma excelente pontuação e foi exatamente isso que conseguiu. Um 8,33 nos primeiros momentos, combinado com um 7,50, deu a ele o maior total de baterias do dia para os meninos sub-16 (15,83). Hans Odriozola (ESP) voou através de um gigantesco backhand floater, seguido por um combo de duas voltas, para um merecido 9,50 e a maior pontuação de onda única dos meninos sub-16.
Luke Thompson (RSA) rasgou várias curvas em uma parede bem selecionada em El Sunzal para um 9,00, a maior pontuação de onda única do Boys U-18. Combinado com um 7,10, o sul-africano também conquistou o maior total de baterias da divisão.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Inscrições abertas para a 1ª Etapa do Circuito ASN 2022
Seleção brasileira da WSL começa com quatro vitórias no Quiksilver/ROXY Pro G-Land
Chloé Calmon é vice-campeã no Longboard do GWM Sydney Surf Pro na Austrália
Sufistas, total atenção na rodovia Inácio Barbosa
Big rider Franklin Ramon no limite do Cardosão, em Laguna/SC
Oceano oferece possibilidades para se tornar uma fonte alternativa de energia
Temporada de caravela portuguesa aberta em Sergipe
Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil
Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco
Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf
______________________________________________________________________________
Romper a barreira da excelência em Meninas Sub-18 permitiu ao Genesis Borja (ECU) recolher a onda única mais alta (8,57) e o total de calor (14,24). Puamakamae Desoto (HAW) também encontrou excelência, com seu ataque de backhand conseguindo um 8,17.
Ganhar uma interferência não prioritária nos primeiros minutos não era como Jackson Dorian planejava começar sua importante bateria na segunda rodada, mas isso não iria detê-lo. Em quarto lugar a menos de um minuto do fim, o jovem de 14 anos usou a estratégia de calor precoce para se manter forte até o último minuto.
“Houve algumas ondas que vieram e decidi não remar para as primeiras porque não queria ninguém sentado em mim”, disse ele. “Eu queria manter a prioridade e não arriscar perdê-la. Então eu esperei e então o último eu sabia cem por cento que ia pegar e esse foi o que eu consegui, então foi realmente assustador.”
Dirigindo direto para uma grande seção em uma das maiores ondas do dia, a pontuação de 8,00 que ele recebeu o levou ao primeiro lugar enquanto ele continuava sua carga no Main Event.
Filha de dois ex-snowboarders profissionais, Tya Zebrowski está virando cabeças com apenas 11 anos de idade. A integrante do Team France, que divide seu tempo entre Hossegor e Tahiti, abriu sua bateria Sub-16 Feminina com 7,50.
“É a minha primeira vez no Campeonato Mundial Júnior da ISA. Estou muito feliz por fazer a bateria e vencer. As ondas eram tão perfeitas. Eu me diverti.”
Trinidad e Tobago pode não ser o primeiro lugar que vem à mente quando você pensa em nações do surf, mas Cheyenne Patino pretende mudar isso.
“O maior sonho que tenho é ir para as Olimpíadas e vou realizar esse sonho trabalhando duro”.
Ela pode ser a competidora feminina mais jovem aos 10 anos de idade, mas a Trinbagonian está aqui para vencer as baterias.
“É ótimo ser o competidor mais jovem porque posso mostrar às pessoas como sou jovem e ainda posso vencer algumas pessoas.”
O presidente da ISA, Fernando Aguerre , disse:
“Os jovens talentos em exibição aqui em El Salvador foram realmente incríveis. Esses incríveis surfistas juniores nos dão um vislumbre do futuro. Não tenho dúvidas de que estamos testemunhando muitos futuros atletas olímpicos nessas belas ondas.”
“Já sabemos que a camaradagem que estamos vendo em todas as equipes continuará nas carreiras desses atletas. É maravilhoso saber que cada surfista ainda tem a chance de ganhar o ouro aqui em El Salvador.”
O 2022 Surf City El Salvador ISA World Junior Surfing Championship será transmitido ao vivo até 5 de junho em isasurf.org.
A programação do evento é a seguinte:
31 de maio a 5 de junho – Competição em La Bocana e El Sunzal
5 de junho – Cerimônia de Encerramento no El Sunzal após o encerramento da competição
Fonte: ISA por e-mail
Publicado: 31/05/2022