Luana Silva e Tainá Hinckel estão fora do Saquarema Pro
Na terça-feira (17), as surfistas Luna Silva e Tainá Hinckel foram eliminadas nas oitavas de final do Saquarema Pro, a sexta e última etapa do World Surf League Challenger Series (WSL CS). Na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, as brasileiras terminaram na nona colocação, demonstrando um alto nível de surf.
A derrota de Luna Silva na sétima bateria representou um golpe duro em seu sonho de alcançar a elite do surf mundial, o WSL Championship Tour (WSL CT) 2024. A jovem brasileira de 19 anos chegou em Saquarema, Maracanã do Surf brasileiro, ocupando a sexta posição no ranking WSL CS 2023, com reais chances de terminar entre as cinco primeiras e se qualificar para o “Circuito dos Sonhos.”
Luana Silva competiu contra a americana Sawyer Lindblad, terceira colocada no ranking e garantida no WSL CT 2024 de forma antecipada. O confronto de 30 minutos foi intensamente competitivo, mas Lindblad saiu vitoriosa com uma pontuação final de 16,17, enquanto Luana marcou 14,63.
A brasileira surfou bem durante o Saquarema Pro. No primeiro confronto disputado, Luana Silva avançou às oitavas de final ao lado da convidada Tainá Hinckel, líder do atual ranking regional WSL Qualifying Series e do Circuito Banco do Brasil de Surfe, mas não conseguiu superar Sawyer Lindblad nas ondas de Itaúna. Embora a qualificação para o WSL CT 2024 não tenha sido alcançada neste ano, Luana continuará competindo no WSL CS na próxima temporada, buscando uma vaga na elite mundial de 2025.
Tainá Hinckel competiu contra a jovem canadense Erin Brooks, de 16 anos, na última bateria das oitavas de final. O confronto direto teve poucas ondas, e Erin conseguiu a vitória encontrando uma onda consistente no início do confronto, rendendo 4,67 pontos.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Campeões definidos no CBSurf Rip Curl Grom Search Garopaba (SC)
______________________________________________________________________________
A canadense avançou para as quartas de final do Saquarema Pro com uma pontuação de 8,04, enquanto Tainá marcou 7,57.
Ainda resta uma vaga em disputa para a elite mundial de surfe 2024. As australianas Sally Fitzgibbons e India Robinson, e as americanas Sawyer Lindblad e Alyssa Spencer já estão classificadas para o Circuito dos Sonhos.
Categoria Masculina
O Saquarema Pro segue paralisado desde quarta-feira (18), e as próximas baterias das oitavas de final determinarão o destino de Samuel Pupo, Mateus Herdy e Michael Rodrigues, que ainda têm chances de se qualificar para o “Circuito dos Sonhos” 2024 , o WSL Championship Tour.
Na segunda fase, Deivid Silva perdeu na sexta bateria, encerrando a disputa na 19ª posição. Com esse resultado, o brasileiro caiu do quinto para o nono lugar no ranking WSL CS. Ele ainda se encontra na zona de classificação, mas dependerá dos resultados subsequentes para se manter entre os dez primeiros colocados e garantir seu retorno à elite mundial em 2024.
A próxima chamada na Praia de Itaúna está agendada para sexta-feira (20), no penúltimo dia da competição, às 7h45, horário de Brasília. Você pode assistir ao vivo diretamente da cidade de Saquarema, por meio dos canais oficiais da World Surf League.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
MP ajuíza ação civil pública que impacta positivamente o surfe no litoral norte sergipano
______________________________________________________________________________
Confira as próximas disputas do Saquarema Pro:
Categoria Masculino / Oitavas de Final
1ª – Jackson Baker (AUS) x Shion Crawford (HAV)
2ª – Mateus Herdy (BRA) x Mihimana Braye (TAH)
3ª – Crosby Colapinto (EUA) x Luke Thompson (AFR)
4ª – Imaikalani deVault (HAV) x Nacho Gundesen (ARG)
5ª – Michael Rodrigues (BRA) x Heitor Mueller (BRA)
6ª – Miguel Pupo (BRA) x Eli Hanneman (HAV)
7ª – Frederico Morais (POR) x Marco Mignot (FRA)
8ª – Kade Matson (EUA) x Samuel Pupo (BRA)
Categoria Feminino / Quartas de Final
1ª – Francisca Veselko (POR) x Kirra Pinkerton (EUA)
2ª – Alyssa Spencer (EUA) x Sophie McCulloch (AUS)
3ª – India Robinson (AUS) x Nadia Erostarbe (ESP)
4ª – Sawyer Lindblad (EUA) x Erin Brooks (CAN)