Laura Raupp eleva o nível e avança no Sambazon Mundial Júnior
A catarinense Laura Raupp deu um show de surf no Sambazon World Junior Championships, nesta quarta-feira (10), em Oceanside Pier, Califórnia (EUA). Após não avançar no round 1, a brasileira mostrou técnica refinada e muita radicalidade nas manobras para conquistar vaga nas oitavas de finais ao vencer a repescagem e continuar a busca do título da World Surf League (WSL) Junior Pro 2023.
Luara Raupp (BRA) duelou 30 minutos com Kana Nakahio (JAP) na segunda bateria do round eliminatório. O céu encoberto, séries demoradas e ondas lisas de até 1 metro proporcionaram momentos marcantes em Oceanside Pier.
A brasileira utilizou a estratégia de surfar uma onda da série para quebrar as marcas de Erin Brooks (CAN), alcançadas na terça-feira (9), primeiro dia de competição. Laura surfou a melhor onda (9,00) e pontuou a maior média (15,33) entre as duas categorias do Sambazon Mundial Júnior.
Laura liderou a maior parte da bateria. Faltando 5 minutos para o término, a japonesa assumiu a liderança ao surfar uma onda de backside que lhe rendeu 7,50 pontos. O placar não era favorável para a brasileira, Kana Nakahio somava 13,33 pontos, contra 11,66.
Detendo a preferência na escolha da onda, Laura Raupp sentou no outside para esperar uma boa onda da série. Ela precisava 7,01 pontos para alcançar a liderança e continuar a sonhar com o título mundial júnior.
Aos 3 minutos, Raupp surfou uma onda excelente à direita de Oceanside Pier, para aplicar três fortes rasgadas de backside e duas grandes batidas verticais conectadas e fluidas. Os juízes pontuaram 9,00 pontos, deixando Kana Nakahio precisando de 7,84 para virar a disputa.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
José Wilson é “Chapa” quente no surf sergipano
______________________________________________________________________________
O tempo passou rápido, não dando chances de recuperação da japonesa. Laura Raupp venceu a bateria pelo placar de 15,33 pontos e conquistou vaga nas oitavas de finais. Nakahio somou 13,33 pontos e foi eliminada da competição.
Nas oitavas de finais, Laura Raupp (BRA) vai enfrentar Nanaho Tsuzuki (JAP), que venceu a quinta bateria da repescagem do Sambazon Mundial Júnior.
Brasileiras Eliminadas
As jovens promessas do surfe brasileiro, Isabelle Nalu, atual campeã sul-americana da WSL South America 2023, e Sophia Medina não conseguiram mostrar todo o potencial competitivo na repescagem Sambazon Mundial Júnior, marcada por ondas de séries demoradas em Oceanside Pier
No quarto confronto do dia, Isabelle Nalu (BRA) enfrentou a inspirada Eweleiula Wong (HAV). A havaiana liderou praticamente toda a bateria e não deu chances. Eweleiula avançou para as oitavas de final com a média de 10,84 pontos, contra 6,97 pontos.
Sophia Medina (BRA) disputou a sétima bateria, contra Keira Buckpitt (AUS). A brasileira surfou a melhor onda, 7,50 pontos, mas não conseguiu trocar a segunda nota nos 10 minutos finais, de apenas 4,47, devido a falta de ondas. Na somatória, a australiana fez 12,00 pontos, contra 9,97 de Sophia. Com o resultado, a paulista também foi eliminada da competição.
O Sambazon World Junior Championships será transmitido ao vivo nesta quinta-feira (11), direto de Oceanside Pier, Califórnia, pelos canais oficiais da WSL, a partir das 12h, horário de Brasília. A janela de competição começou na terça-feira (9) e segue até o próximo domingo (14).