Surf City El Salvador Pro 2024: João Chianca vai com tudo em Punta Roca
O Surf City El Salvador Pro 2024, sétima etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), promete ser um evento inesquecível nas direitas de Punta Roca, em La Libertad. A Seleção Brasileira de Surf, incluindo os melhores competidores de todo o mundo, estará presente para disputar cada onda com técnica e determinação entre os dias 6 e 15 de junho.
O quarto melhor surfista da temporada WSL CT 2023 e atleta qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, João Chianca “Chumbinho”, participará pela primeira vez este ano de uma etapa da elite mundial de surf, o Surf City El Salvador Pro. Após sua grave lesão ocorrida em Banzai Pipeline, no Havaí, na pré-temporada do Pipe Pro, primeira etapa do WSL CT, Chianca retornou às competições em grande estilo no Gold Coast Pro, em Queensland, Austrália, primeira etapa do WSL Challenger Series, divisão de acesso à elite, alcançando a excelente quinta colocação.
Convidado para competir em El Salvador, Chumbinho traz consigo a experiência e a garra necessárias para enfrentar adversários de peso. Ele fará sua estreia na terceira bateria, competindo contra o australiano Ryan Callinan e o norte-americano Griffin Colapinto, vice-líder do ranking WSL CT 2024.
Além de João Chianca, outros nomes de destaque da Seleção Brasileira de Surf, como o tricampeão mundial Gabriel Medina, Italo Ferreira, campeão mundial e medalhista de ouro olímpico, Yago Dora e Tatiana Weston-Webb, também estarão competindo.
Italo Ferreira e Gabriel Medina estão embalados pelo alto desempenho e os excelentes resultados no Tahiti Pro. Italo consagrou-se campeão na Polinésia Francesa e ocupa a quinta posição no ranking, enquanto Gabriel Medina foi o terceiro melhor atleta e está na 12ª posição. Tatiana Weston-Webb também alcançou excelente resultado nos pesados tubos de Teahupo’o, a primeira nota 10 unânime entre os juízes e terminou na terceira colocação.
A retrospectiva do Brasil em El Salvador é excelente. Em 2023, o bicampeão mundial e atleta qualificado para as Olimpíadas de Paris 2024, Filipe Toledo, apresentou um power surf de alto nível e conquistou o título de campeão.
O Surf City El Salvador Pro promete oferecer grandes emoções para os 22 surfistas do ranking masculino e 10 no feminino que buscarão entrar no seleto grupo dos Top 5 para disputar o WSL Finals e o título mundial de 2024, em Trestles, Califórnia, em setembro.
A competição começa nesta quinta-feira (6), e será transmitida ao vivo através da World Surf League, com a primeira chamada às 7h00 em El Salvador (10h00 no horário de Brasília). O El Salvador Pro será a última parada antes do Vivo Rio Pro em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que será realizado em junho de 2024.