Pro Bells Beach: Tatiana Weston-Webb se destaca como a melhor entre os competidores brasileiros
A Seleção Brasileira de Surf não conseguiu avançar no Rip Curl Pro Bells Beach, quarta etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), em Victoria, Austrália. Tatiana Weston-Webb foi a melhor competidora, alcançando a quinta colocação no ensolarado domingo (31) de ondas geladas em Bells Beach.
Ao avançar para as oitavas de final, contra Luana Silva, Tatiana Weston-Webb enfrentou a atual campeã mundial, Caroline Marks, na terceira bateria das semifinais, com duração de 35 minutos nas ondas do Bowl de Bells. A torcida estava na expectativa, mas a disputa foi marcada por apenas sete ondas surfadas entre as duas atletas.
Na primeira onda, sem prioridade entre as atletas, a disputa foi na remada, sendo que Caroline Marks levou a melhor, aplicando uma boa batida de backside; em seguida, aplicou cinco vezes a mesma rasgada, outra batida para finalizar e recebeu 7,17 pontos dos juízes.
De backside, Tatiana Weston-Webb aplicou uma forte batida invertendo a rabeta, abriu mais três boas rasgadas e outra batida reta para finalizar, obtendo 6,93 pontos, a melhor onda da brasileira. No final, Caroline Marks avançou para as semifinais com 11,94 pontos, e Tatiana alcançou 11,76 pontos, finalizando na quinta colocação e somando 4,745 pontos no ranking WSL Championship Tour.
Semifinais do Pro Bells Beach
Na primeira bateria das semifinais, a disputa será entre a francesa Johanne Defay e a costa-riquenha Brisa Hennessy. Posteriormente, será a vez da norte-americana, a campeã mundial Caroline Marks, duelar com a jovem conterrânea Caitlin Simmers. A competição será intensa entre as quatro atletas da categoria feminina, pois está em jogo o título da quarta etapa do WSL Championship Tour e quem vestirá a lycra amarela de líder na próxima etapa, Margaret River Pro, a segunda da perna australiana.
Brasileiras no ranking WSL CT
Na categoria feminina, Tatiana Weston-Webb caiu uma posição no ranking após se despedir do Pro Bells Beach, agora ela ocupa a 7ª colocação no ranking WSL Championship Tour e Luana Silva permanece na 9ª, estando mais próxima da linha do corte.
Seleção Brasileira de Surf
A quinta etapa do WSL CT, Margaret River Pro, que será realizada de 11 a 21 de abril, será decisiva para atletas da Seleção Brasileira de Surf, que busca ficar fora da linha do corte da metade da temporada. Após as cinco etapas, a menor pontuação será cortada, somando-se os quatro melhores resultados, para definir os 22 melhores da categoria masculina e 10 do feminino, para permanecerem no WSL Championship Tour.
Resultados da categoria feminina do Rip Curl Pro Bells Beach, no domingo (31), no Bowl de Bells, apresentados pela WSL Latin America:
Quartas de Final da Categoria Feminina
1º lugar avança para as semifinais e 2º lugar é eliminado na 5ª colocação, recebendo US$ 21.500,00 e 4.745 pontos
1ª Bateira
1º – Johanne Defay (FRA): 12,13 pontos
2º – Ellie Harrison (AUS):10,86
2ª Bateira
1º – Brisa Hennessy (CRC): 15,83 pontos
2º – Sawyer Lindblad (EUA): 11,74
3ª Bateira
1º – Caroline Marks (EUA): 11,94 pontos
2º – Tatiana Weston-Webb (BRA): 11,76
4ª Bateira
1º – Caitlin Simmers (EUA): 15,50 pontos
2º – Gabriela Bryan (HAV): 14,07
Próximas baterias do Rip Curl Pro Bells Beach, apresentados pela WSL Latin America:
Semifinais da Categoria Feminina
1º lugar avança para final e 2º lugar é eliminado na 3ª colocação, recebendo US$ 32.000,00 e 6.085 pontos
1ª Bateira
Johanne Defay (FRA) x Brisa Hennessy (CRC)
2ª Bateria
Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)