CompetiçõesNotícias

Rip Curl e Confederação Brasileira de Surf se unem para fortalecer a nova geração com o novo Circuito Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022

Circuito terá 3 etapas em 2022 e vale como seletiva para o ISA World Junior

Dois circuitos que já eram referências há muito tempo no importante trabalho de base do surf brasileiro se uniram para fortalecer ainda mais a revelação e formação de novos talentos. A Rip Curl e a Confederação Brasileira de Surf estarão juntas nessa temporada para apresentar à nova geração o maior circuito para as categorias de base já realizado na história do surf nacional, o ‘Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022’, campeonato com as categorias sub12, sub14, sub16 e sub18 no masculino e feminino, que vai definir os novos campeões nacionais e as vagas para o ISA World Junior Surfing Championship 2023.

O Circuito terá três etapas, uma em cada região do litoral brasileiro. A abertura do ranking está marcada para os dias 22 a 24 de julho, no Espírito Santo. Depois o Tour segue para o Nordeste, nos dias 5 a 7 de agosto, em Pernambuco, e encerra com a grande final nos dias 2 a 4 de setembro, no Rio Grande do Sul. “Temos de pensar na qualidade de vida dos atletas, como algo prioritário e isso inclui escola, lazer, família e muito mais. Neste caso, a CBSurf quer evitar que estes garotos percam isso para estarem viajando Brasil afora”, afirma o presidente da CBSurf, Flávio Teco Padaratz.

Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022 – Imagem: Rip Curl

“E conversando com a Rip Curl, percebemos que a empresa tem a mesma preocupação com essa responsabilidade com os competidores e aí se forma uma possível longa parceria! O objetivo final é trazer qualidade para o crescimento deles, tanto na carreira como na vida pessoal”, ressalta Teco.

Realizado há 22 anos ininterruptos, o Rip Curl Grom Search é reconhecidamente um evento nacional consagrado voltado para as categorias de base e tem em sua galeria de campeões os principais surfistas profissionais da atualidade como Gabriel Medina, Filipe Toledo, Miguel e Samuel Pupo e Sophia Medina. No ano passado, o evento realizou uma edição histórica, com as disputas realizadas, pela primeira vez na América Latina, numa piscina de ondas perfeitas e artificiais, na Praia da Grama.

Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022 – Imagem: Rip Curl

A própria marca sempre usou o seu evento como plataforma para escolher a sua equipe de atletas. Foi assim com Gabriel, Sophia e Samuca, mostrando a relevância e alto nível técnico da competição. “É um grande desafio para a Rip Curl inovar ano a ano para garantir que esse evento ofereça o que ele se propõe, que é realizar “Muito mais que um Campeonato de Surf” a cada edição e tornar esse circuito atrativo durante tanto tempo, sempre contando com a participação dos melhores competidores do país”, afirma o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Filipe, Medina e Jadson nas quartas de final do Quiksilver Pro G-Land na Indonésia

Lançamento do Itacoatiara Pro 2022 vai contar com ondas de até dois metros de altura, autoridades e atletas

Aracaju Sergipe Surf Festival Longboard e SUP Wave com inscrições abertas

Pontuação perfeita e melhores ondas no ISA World Juniors

Comitê Olímpico Internacional e ISA confirmam processo de qualificação para competição de surfe nas Olimpíadas de Paris 2024

Um brasileiro por trás do título de Sebastian Steudtner, novo recordista de surfe em ondas gigantes em Nazaré

Tribuna Surfista Cidadão: construção da “Passarela da Praia do Havaizinho”, na Orla de Aracaju, abandonada pelo poder público

Cinco brasileiros são indicados para o Red Bull Big Wave Awards de 2022 e alemão bate recorde de Rodrigo Koxa

______________________________________________________________________________

“É fundamental que o evento se renove a cada ano e tenha de verdade pontos de diferenciação de um simples campeonato de surf. Essa será a 23ª edição consecutiva de um evento com uma história incrível, sempre priorizando oferecer uma ótima estrutura, excelente nível técnico e um clima de camaradagem e descontração que gira em torno dos competidores, das famílias e treinadores presentes”, reforça Gonzalez.

Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022 – Imagem: Rip Curl

ALTO NÍVEL – Ele comemora essa união inédita das duas maiores forças do surf de base nacional, tendo como foco o atleta, proporcionando aos competidores que pretendem seguir no esporte a melhor experiência e, desde pequenos, tendo contato com uma estrutura de nível profissional e um quadro técnico de alto nível. “Até agora nossos eventos eram para atletas até 16 anos, mas ampliamos a participação para competidores até 18 anos de idade, o que dará ainda mais oportunidades para a nova geração do surf Brasileiro com o aumento significativo no número de participantes por etapa. Além disso, cada etapa passa a ter agora três dias de disputas, de sexta a domingo, ao invés de apenas dois dias, além de termos conseguido com a força da CBSurf ampliar o número de etapas de duas para três eventos no mesmo ano”, anuncia o gerente da Rip Curl.

Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022 – Imagem: Rip Curl

“A CBSurf, através da sua nova diretoria, formada por ex-atletas renomados que construíram suas carreiras vitoriosas em torno do esporte e que conhecem bem os desafios de viver do surf em nosso país, apresentou uma proposta sólida para elevar o nível do surf de base nacional, exatamente o que vai de encontro com o que sempre pensamos e oferecemos durante as mais de 80 etapas que já realizamos do Rip Curl Grom Search nesses últimos 22 anos consecutivos. Existe uma sinergia muito forte e acredito que unindo forças e expectativas com a CBSurf estamos construindo nesse ano o maior circuito de surf amador que o Brasil já viu”, complementa Gonzalez.  

Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022 – Imagem: Rip Curl

RENASCIMENTO – Quem também vibra com junção da CBSurf com o Rip Curl Grom Search é o vice-presidente da entidade e responsável pelas competições, Paulo Moura, que tem história no Circuito, com o título nacional júnior. “Vejo como uma união importantíssima para o surf de base nacional. Estamos vivendo o renascimento da CBSurf, com uma gestão feita por atletas e para os atletas, se unindo a uma das maiores marcas de surf do mundo, com um trabalho sólido de muitos anos com esses atletas que são o futuro do surf brasileiro”, comenta.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Oceano oferece possibilidades para se tornar uma fonte alternativa de energia

Temporada de caravela portuguesa aberta em Sergipe

Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil

Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco

Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf

______________________________________________________________________________

Para ele, o novo campeonato demonstra o quão bem tratado e priorizado o surf de base será nos próximos anos. “Pois o Rip Curl Grom Search solidifica e valoriza ainda mais os atletas e os títulos nacionais que eles estarão conquistando, tendo em vista que esse circuito será seletiva para os principais eventos internacionais, como o ISA. A ideia é uma parceria de muitos anos, lembrando que um trabalho leva tempo e muita dedicação de ambas as partes, principalmente quando estamos falando do futuro do surf brasileiro”, ressalta.

Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022 – Imagem: Rip Curl

Paulo Moura também explica os critérios de escolha dos locais das etapas. “A proposta é descentralizar o surf do nosso país, dando oportunidade para atletas e federações de estados menores poderem mostrar sua força e novos talentos. Uma marca que a CBSurf quer levar em todas as categorias”, finaliza o vice-presidente da Confederação.

Fonte: FMA Notícias por e-mail

Publicado: 04/06/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *