Notícias

Swell clássico em Santa Catarina

 Santacosta na água 

O mês de abril não deixou a desejar no “quesito onda boa” e seus últimos dias proporcionaram o auge da temporada de surf no país.  

No início da semana a Defesa Cívil e orgãos especializados já vinham sinalizando que um ciclone subtropical (sistema de baixa pressão), com centro sobre o oceano na altura do litoral de SC, ‘batia à porta’ e ele chegou trazendo um swell de qualidade com ondas de 10 a 12 pés (aproximadamente 4 metros). 

Willian Cardoso, o Panda e Rodrigo Stein, o Cutelo sorridentes depois de surfar uma Brava clássica e com tubos que chegaram a 10 pés – Foto: Caio Baker

No litoral centro norte catarinense, os big riders, não perderam a oportunidade e se jogaram no marzão aproveitando ao máximo cada onda surfada. Por hora vamos destacar dois picos: o Parcel, em Balneário Camboriú, em sexta-feira histórica e a praia Brava, em Itajaí, com sua clássica formação tubular em ondas de aproximados 3 metros.  

Matheus Navarro que antes de embarcar para uma trip na Indonésia, ainda surfou as ondas gigantes do Parcel, em Balneário Camboriú, praticamente seu quintal de casa – Foto:

Confira alguns detalhes e imagens de alguns dos atletas do Santacosta Team e entre eles, destacamos os surfistas profissionais Willian Cardoso, o Panda e Matheus Navarro e dos free surfers, Rodrigo Stein, o Cutelo e Terence S. Reiser. 

Willian Cardoso, o Panda, no Parcel – Foto: Ricardo Alves

Willian Cardoso, o Panda: 

“Eu acho que os dois dias mais memoráveis foram sexta-feira, no Parcel, é uma onda mística de Balneário Camboriú/SC e demora para quebrar e quando isso acontece estamos ali para aproveitar. Chegamos bem cedo e realmente eu não tinha visto ondas tão grandes aqui pela região, foi uma experiência incrivel poder surfar ondas do tipo Hawaii aqui na frente de casa, no lugar onde cresci para o surf. Eu pude por em prática toda a experiência que eu adquiri ao longo dos anos, principalmente nas minhas temporadas do Hawaii, consegui fazer boas ondas e talvez pegar uma das maiores do dia.” 

Willian Cardoso, o Panda, na praia Brava, em Itajaí/SC – Fotos: Pedro Patel
Willian Cardoso, o Panda, na praia Brava, em Itajaí/SC – Fotos: Pedro Patel
Willian Cardoso, o Panda, na praia Brava, em Itajaí/SC – Fotos: Pedro Patel
Willian Cardoso, o Panda, na praia Brava, em Itajaí/SC – Fotos: Pedro Patel
Willian Cardoso, o Panda, na praia Brava, em Itajaí/SC – Fotos: Pedro Patel

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: 

Bomba surfada por 3 surfistas gera debate no Prêmio Surfland Big Waves Brasil / Mormaii!

Os benefícios econômicos e ambientais do surfe

Meio Ambiente: duna é removida na Praia da Aruana

Piscina de ondas artificiais é opção na busca pela onda perfeita

Higienize as mãos e previna-se contra o coronavírus

____________________________________________________________________________

No sábado os atletas do Santacosta Team Panda, Cutelo e Terence (sem Matheus Navarro que embarcou neste dia para uma trip na Indonésia) foram para a Praia Brava, em Itajaí/SC e Willian também nos contou uma pouco sobre esse dia:  

“No sábado, fomos os primeiros a entrar, realmente estava um ‘Brava Classic’ e, sem dúvidas, a maior Praia Brava que eu já surfei. Tive a oportunidade de fazer boas ondas, no começo com um pouco de cautela, procurando as ondas certas porque a arrebentação estava muito dificil, um retorno para o outside complicado e você não podia dar mole e erra. Era necessário ter consciência daquilo que a gente estava fazendo e no meio da queda eu consegui me superar um pouco mais pegando umas ondas mais desafiadoras, uns tubos mais profundos, tentei a sorte para ver se conseguia sair de alguns, tive boas saídas e fiquei amarradão por esta semana de muito surf, treinos e eu a conclui da melhor forma possivel com felicidade e sorrisos no rosto. O surf é tudo isso pra mim, alegria e a felicidade de poder surfar em casa com boas ondas e grandes amigos.”

Junto com a barca de muitos amigos, uns a surfar, outras dando apoio com o jet sky, fotógrafos e videomakers e alguns espectadores se deliciando com show de manobras, estava o local Rodrigo Cutelo, “peixeiro nativo”,  que também nos falou sobre o último swell… 

Rodrigo Gilberto Stein, o Cutelo: 

“Comecei a aproveitar o swell, na quarta-feira, na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos/SC. Na quinta, surfei no Parcel, em Balneário Camboriú, que já apresentava boas ondas, mas foi na sexta que a magia aconteceu. Acordei às 4h30 e sai para agilizar o jet sky e junto com Rodrigo SurView equipamos o jet e partimos rumo ao Parcel já antevendo um dia incrível. Resgatei na praia meus parceiros do Santacosta Team: Willian, Matheus e os fotógrafos Ricardo Alves e Ricardo Augusto. Fomos para o outside e o show começou. Fiquei alternado meu tempo na água entre a segurança da galera, surfistas e fotógrafos, e, lógico, algumas ondas. Vivemos um dia irado e cheio de momentos pra guardar no coração. Para nunca mais esquecer vivenciamos, aí já no sábado, na praia Brava, em Itajaí/SC, tubos gigantes. Eu e o Willian fomos os primeiros a entrar na água e o fizemos junto com o nascer do sol em mais um dia histórico.” 

Rodrigo Cutelo, no Parcel – Foto Ricardo Alves

LEIA MAIS: 

Gabriel Medina: Top 1 do Rip Curl Narrabeen Classic

Tatiana Weston-Webb: Top 2 do Rip Curl Narrabeen Classic

Assista o teaser oficial do Boost Mobile Margaret River Pro

Juíz da 7ª Vara Federal de Sergipe proíbe novas construções na Praia do Abaís

Máscaras são descartadas inadequadamente nas praias de Aracaju

Gabriel Medina vence o Rip Curl Narrabeen Classic com um show de aéreos na Austrália

______________________________________________________________________________

Terence S. Reiser: 

“Eu moro na Praia Brava, em Itajaí/SC e no alto dos meus 10 anos de idade, muitas vezes surfei dias em que pedia em voz baixa que aparecesse algum surfista pra dividir o line up e com isso me sentir mais seguro. Houve um mar em meados de 87, aqui na Brava, e eu testemunhei o mais perfeito da história. Mais de 8 pés havaianos quebrarem sem uma gota fora do lugar , com o vento oeste puro esculpindo tubos inimagináveis… Muitos mares depois, histórias boas para contar e recordar, essa semana, após 13 anos, todos os planetas se alinharam e junto com amigos/irmão/mestres somos tornar o sonho realidade. O dia programado foi sexta-feira, na Brava, as maiores ondas, mas, infelizmente, elas não apresentavam condições favoráveis. No sábado, mais alinhados, a mágica aconteceu.”

 Terence Reiser, na praia Brava – Foto: Ricardo Alves

Foto Destacada: Parcel, Balneário Camboriú/SC – Ricardo Alves

Fonte: Jackie Rosa – RP 0067 / Assessora de Imprensa Santacosta por e-mail

Publicado: 08/05/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *