Notícias

Saquarema Surf Festival: vai começar as competições na Praia de Itaúna

O Saquarema Surf Festival 2024, em memória ao surfista Leo Neves, reunirá competidores consagrados e da nova geração da América do Sul, de 15 a 21 de abril, na Praia de Itaúna, cidade de Saquarema, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

A Capital Nacional do Surf sediará três competições válidas para os rankings da World Surf League (WSL) South America 2024/2025: WSL Qualifying Series, WSL Pro Junior Sub-20 e WSL Longboard Tour, além de ser a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surf (WSL QS). No Saquarema Surf Festival 2023, os brasileiros Ian Gouveia e Tainá Hinckel foram os campeões do QS 5000, enquanto a peruana Kalea Gervasi e o brasileiro Gabriel Klaussner conquistaram o título do Pro Junior Sub-20, e a brasileira Luana Soares e o peruano Matias Maturano subiram ao lugar mais alto do pódio.

O Saquarema Surf Festival é consagrado nacionalmente, reunindo 118 competidores de alto nível na segunda etapa do WSL Qualifying Series South America, único evento que distribuirá os preciosos 5.000 pontos para os rankings 2024/2025, classificando 7 atletas do masculino e 3 do feminino para disputarem a divisão de acesso da elite do surfe mundial, o WSL Challenger Series 2025.

Tainá Hinckel campeã do WSL QS 5000, no Saquarema Surf Festival 2023. Foto: Daniel Smorigo / 213 Sports

Os catarinenses Matheus Navarro e Laura Raupp foram os campeões da primeira etapa do WSL QS South America, realizada em Torres, no Rio Grande Sul. Eles lideram o ranking 2024/2025, com 1.000 pontos cada, e buscarão os 5.000 pontos distribuídos no Saquarema Surf Festival.

No feminino, estarão presentes 34 competidoras de sete países no WSL QS 5000 na Praia de Itaúna. Destaque para a atleta qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e atual campeã do WSL QS South America, Tainá Hinckel, a vice-campeã mundial Silvana Lima e a experiente Taís Almeida, que já competiu em etapas do WSL Qualifying Series, Challenger Series, Championship Tour e Big Wave. No masculino, o atual campeão do WSL Big Wave, o saquaremense Lucas Chumbo, o atual campeão do WSL QS South America, Mateus Herdy, os ex-atletas do WSL Championship Tour, Alejo Muniz, Wiggoly Dantas, Peterson Crisanto e Alex Ribeiro, o campeão mundial do WSL Pro Junior, Lucas Silveira, elevarão o nível competitivo na Praia de Itaúna.

Nomes de peso também confirmaram presença no WSL Longboard Tour South America. Serão 19 atletas de 5 países na categoria masculina e feminina, incluindo o peruano Matias Maturano, o campeão Panamericano de 2022, Jefson Silva, a vice-campeã do WSL Longboard Tour South America 2023/2024, Kate Brandi, e a atleta top-3 do WSL Longboard Tour 2021, Evelin Neves.

Gabriel Klaussner campeã do WSL Pro Junior Sub-20, no Saquarema Surf Festival 2023. Foto: Daniel Smorigo / 213 Sports

O WSL Pro Junior Sub-20 promete apresentações de alto nível em Saquarema. Serão distribuídos 1.000 pontos para o ranking WSL South America e contarão com a participação de 68 atletas de 8 países, representando a nova geração do surfe da América do Sul, incluindo Gabriel Klaussner, campeão do Saquarema Surf Festival 2023 e o vencedor do WSL Pro Junior South Ameirca 2023, Ryan Kainalo, o atual campeão do CBSurf de Base, Luan Ferreyra, além da atual campeã sul-americana WSL Pro Junior, a peruana Arena Rodrigues, e a atual vice-campeã do CBSurf de Base, Alexia Monteiro.

A programação do Saquarema Surf Festival começa nesta segunda-feira (15), com a categoria masculina do WSL QS 5000 South America, seguida pela triagem entre surfistas do Rio de Janeiro na terça-feira. As atletas do feminino competirão na quarta-feira, junto com as categorias do WSL Pro Junior Sub-20. As baterias dos melhores longboards começarão na quinta-feira, com 1.000 pontos válidos para o ranking WSL Longboard Tour South America.

Cartaz digital do Saquarema Surf Festival 2024, em memória a Leo Neves. Imagem: Divulgação

O Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves 2024 é realizado pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A e licenciado pela WSL Latin America. O evento será transmitido ao vivo pelos canais da World Surf League. Para mais informações sobre cronograma e horário dos confrontos, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *