CompetiçõesNotíciasTVSombreiro

Equipe Havaí vence o Campeonato Mundial Júnior de Surf City El Salvador ISA

Austrália ganha medalha de prata, bronze nos EUA e cobre na França
Eweleiula Wong e Luke Swanson vencem Sub-18 divisões para o Havaí
Erin Brooks ganha ouro feminino sub-16, primeira medalha júnior para o Canadá
Willis Droomer conquista o ouro sub-16 masculino pela Austrália

Nove dias incríveis de ação ininterrupta em Surf City, El Salvador, com um recorde de 419 atletas e 45 seleções nacionais, culminaram com o Havaí garantindo uma liderança impressionante para conquistar seu primeiro ouro por equipe desde 2014. É a quarta vez que o Havaí conquista esta honra.

A equipe Hawaii, medalhista de prata de 2019, voltou ao ouro com uma equipe altamente impressionante, que conquistou quatro medalhas individuais. A Austrália seguiu com a Prata, os EUA ganharam o Bronze e a França coletou o Cobre.

Depois de uma derrota emocional no Main Round 3, Eweleiula Wong teve que lutar por sete baterias de repescagem para se encontrar no topo do pódio feminino sub-18. A havaiana foi praticamente incontestável na final, com um enorme forehand gouge que lhe rendeu uma vantagem que se mostrou impossível para Lucia Machado (ESP, Prata), Hina-Maria Conradi (FRA, Bronze) ou a defensora da medalha de prata Zoe Benedetto (EUA, Cobre) para apanhar.

“Sinto que todo o meu trabalho duro valeu a pena”, disse Wong. “Acho que tudo vai para os treinadores do Team Hawaii, Shane Dorian e Chris Martin.”

Foi um caso muito mais acirrado na final masculina sub-18, com dois havaianos lutando. Luke Swanson (HAW) finalmente encontrou as seções aéreas que esperava durante toda a semana, conquistando o ouro com a força de dois reversos aéreos de backhand, enquanto o colega Shion Crawford (HAW, Silver) estava no seu encalço com um trilho excepcional . Luke Thompson (RSA, Bronze) e Kobi Clements (AUS, Copper) não conseguiram encontrar a forma que os viu no resto da competição.

Eu sabia que esses caras eram tão bons que exigiria todo o meu esforço e o melhor do meu surf”, disse Swanson. “Eu simplesmente não posso acreditar que ganhei. Era o meu objetivo, eu escrevi, mas o fato de que eu realmente consegui isso, eu não sei o que dizer. Acho que é apenas uma prova de acreditar em si mesmo.”

Luke Swanson – Havaí – no Campeonato Mundial Júnior de Surf City El Salvador ISA – Foto: Isa / Sean Evans

Era quase uma conclusão precipitada que Erin Brooks (CAN) se veria envolta em ouro. Apesar da pouca experiência competitiva, a jovem de 14 anos parecia imparável durante toda a semana na divisão Feminina Sub-16.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

CBSurf Pro Maceió ao vivo

Jack Robinson tira vitória de Filipe Toledo nos últimos segundos do Quiksilver Pro G-Land

Rip Curl e Confederação Brasileira de Surf se unem para fortalecer a nova geração com o novo Circuito Brasileiro CBSurf Rip Curl Grom Search 2022

Aracaju Sergipe Surf Festival Longboard e SUP Wave com inscrições abertas

Comitê Olímpico Internacional e ISA confirmam processo de qualificação para competição de surfe nas Olimpíadas de Paris 2024

Um brasileiro por trás do título de Sebastian Steudtner, novo recordista de surfe em ondas gigantes em Nazaré

Tribuna Surfista Cidadão: construção da “Passarela da Praia do Havaizinho”, na Orla de Aracaju, abandonada pelo poder público

Cinco brasileiros são indicados para o Red Bull Big Wave Awards de 2022 e alemão bate recorde de Rodrigo Koxa

______________________________________________________________________________

Erin Brooks – Canadá – no Campeonato Mundial Júnior de Surf City El Salvador ISA – Foto: Isa / Sean Evans

Bella Kenworthy (EUA, Prata) começou bem a Final, abrindo com 7,17 e recuando com 7,57, mas não foi páreo para a progressão crítica da canadense. Olhando para os direitos de La Bocana pela primeira vez na competição, Brooks desencadeou uma série de ganchos sob os lábios para um 8,60, antes de voltar para a esquerda e permitir que seu forehand conseguisse um 8,17. Mirai Ikeda (JPN, Bronze) e Tya Zebrowski , de 11 anos (FRA, Copper) montaram campanhas impressionantes, mas se viram fora da conversa à medida que a Final avançava.

“Todos os treinadores estavam me dizendo que não importava o que eu estava recebendo a primeira medalha canadense”, disse Brooks. “Mas eu queria obter ouro.”

Ao longo de todo o evento Hans Odriozola (ESP, Copper) apareceu como o surfista a bater no Boys Sub-16. Não foi diferente quando a final começou e Odriozola rapidamente colocou duas pontuações no placar para a liderança. Willis Droomer (AUS, Gold) transformou um combo de três voltas de forehand em 7,83, enquanto uma única queda no ar de um grande crack de forehand resultou em 7,27 para Inigo Madina (FRA, Silver). Luke Tema (HAW, Bronze) encontrou 6’s de médio alcance, mas não conseguiu realmente desencadear. À medida que a final avançava, Odriozola parecia totalmente fora de ordem e Droomer fechou com 7,67 e a vitória.

“É o melhor evento em que já estive e estou muito feliz em trazer Gold para casa não apenas para mim, mas para a Austrália e os Irukandjis.” Droomer sim. “É um grande nome para se viver e muita pressão, mas estou animado para sair por cima.”

Equipe Havaí vence o Campeonato Mundial Júnior de Surf City El Salvador ISA 2022 – Fonte: YouTube ISA

O presidente da ISA , Fernando Aguerre , disse:

“Que competição incrível. Tem sido maravilhoso ver os melhores surfistas juniores pegando as ondas de El Salvador, este destino maravilhoso que se tornou um dos principais pontos de surf do mundo.”

“Para mim, estes são os melhores Campeonatos Mundiais de Surf Júnior da história. As melhores ondas, a maior quantidade de competidores, a maior quantidade de equipes e a maior quantidade de equipe de apoio que veio junto com os atletas.”

“Este evento foi um enorme sucesso em unir os surfistas juniores do mundo em paz, através do surf, por um mundo melhor para todos.”

Equipe Havaí vence o Campeonato Mundial Júnior de Surf City El Salvador ISA – Foto: Isa / Sean Evans

A ministra do Turismo de El Salvador, Morena Valdez , disse:

“Todos os salvadorenhos levarão a energia de todos os países que participaram deste evento. Não só os vencedores, mas todos os que participaram, porque aqui somos todos vencedores. Mostramos o que é a comunidade do surfe.”

“Isso nos dá esperança como país e quero expressar gratidão ao presidente Nayib Bukelele. Continuaremos trabalhando e continuaremos fazendo do surf um sonho para todos. Rochas de surf. E você também arrasa porque faz parte da família mundial do surf.”

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Oceano oferece possibilidades para se tornar uma fonte alternativa de energia

Temporada de caravela portuguesa aberta em Sergipe

Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil

Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco

Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf

______________________________________________________________________________

Resultados

Classificação da equipe:

Ouro – Havaí

Prata – Austrália

Bronze – EUA

Cobre – França

5 – Espanha

6 – Japão

7 – Brasil

8 – Portugal

9 – Canadá

10 – África do Sul

Meninos Sub-16:

Ouro – Willis Droomer

Prata – Inigo Madina

Bronze – Tema Luke

Cobre – Hans Odriozola

Meninas Sub-16:

Ouro – Erin Brooks

Prata – Bella Kenworthy

Bronze – Mirai Ikeda

Cobre – Tya Zebrowski

Meninos Sub-18:

Ouro – Luke Swanson

Prata – Shion Crawford

Bronze – Luke Thompson

Cobre – Kobi Clements

Meninas Sub-18:

Ouro – Eweleiula Wong

Prata – Lucia Machado

Bronze – Hina-Maria Conradi

Cobre – Zoe Benedetto

Fonte: ISA por e-mail

Publicado: 06/06/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *