Johanne Defay: Top 2 do Rip Curl Rottnest Search
A técnica do surfe de backside da francesa Johanne Defay chamou atenção de todos no Rip Curl Rottnest Search. A vice-campeã da etapa 5 do Championship Tour (CT) conquistou o primeiro lugar das baterias disputadas até a grande final.
Aliás, na perna australiana, a queridíssima Johanne mostrou grande potencial em ocupar o seu lugar de destaque entre as melhores surfistas da World Surf League (WSL), mas faltou sorte nos momentos decisivos para conquistar a primeira vitória no Tour 2021.
No Seeding Round, bateria 6, a francesinha avançou em primeiríssimo lugar, além de vencer a bicampeã mundial, Tyler Wright, surfou a melhor onda (6,43) fortemente de backside.
Já na bateria 7 do Round Of 16, contra a australiana Keely Andrew, ela quebrou as duas melhores ondas (8.17 e 7.40), respectivamente, a primeira de frontside, desferiu fluidamente uma rasgada e um forte layback na junção. Na segunda, de backside, cravou seguidamente duas fortes batidas para vencer a disputa.
Johanne Defay nas Quartas de Final, na bateria 2, bateu a inspirada nipónica Amuro Tsuzuki, surfista substituta do CT – após lesão da australiana Lakey Peterson -, ao surfar as duas melhores ondas (6,43 e 7,17) de backside com atitude, força e estilo.
Contra a líder do CT 2021, a havaiana tetracampeã mundial Carissa Moore, detentora das duas melhores notas e médias do evento feminino, respectivamente, (9,50 e 9,50), (16,53 e 16,17), Johanne não se intimidou com o brilho da lycra amarela, surfou a melhor onda de backside (8,33) da bateria 2 das Semifinais, desferindo duas grandes manobras sem bater prancha, no time. Moore achou a segunda melhor onda da disputa (7,50), mas a francesa avançou com o placar de (13,50), contra (12,83).
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Neston é a nova patrocinadora da World Surf League no Brasil
World Surf League divulga as últimas etapas do Championship Tour 2021
Surfe fecha a lista de classificados para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Morgan Cibilic: Top 3 do Rip Curl Rottnest Search
O oceano é nossa praia, preserve
Mais da metade dos resíduos de plástico do mundo são gerados por 20 empresas: ‘A catástrofe acena’
______________________________________________________________________________
Nos 40 minutos de disputa da grande Final, a australiana Sally Fitzgibbons ditou o ritmo da bateria, liderou do início ao fim. O vento da sorte não soprou a favor da francesa. Johanne errou nas escolhas das ondas, cravou segunda melhor nota (7,23) de backside numa onda mediana, mas na última onda surfada com grande potencial de virada, fez apenas (4,00) ao cair na principal manobra de finalização de backside. Sally foi imbatível, surfou a melhor onda fluída e de forma radical para vencer o confronto por (15,24) x (11,23) e se sagrar campeã na exótica Baía de Strickland.
O Top 2 do Sombreiro Surf no Rip Curl Rottnest Search é de Johanne Defay, surfou com atitude, segurança e radicalidade nas grandes manobras verticais de borda, especialmente as de backside, além de fazer uma equilibrada perna australiana e conquistar a quinta posição no ranking CT 2021. Vamos aguardar a atuação da francesa na etapa 6 do CT, o Jeep Surf Ranch Pro, em Lemoore, Califórnia, de 18 a 20 de junho, fique ligado nos canais virtuais da WSL.
Publicado: 17/06/2021