BodyBoardLongboardNotícias

Rio de Janeiro será sede do ISA World Junior Surfing Championship 2023

Os melhores atletas da categoria Júnior do mundo vão se enfrentar no Rio de Janeiro, o principal palco surfe brasileiro da atualidade

O Rio Janeiro será sede da 19ª edição do ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023. Os apaixonados pela modalidade olímpica surf podem agendar a viagem e arrumar as malas, a partir de 24 de novembro até 3 de dezembro, os melhores competidores juniores do mundo disputarão as medalhas do Mundial Junior da ISA (International Surfing Association).

O Mundial Junior da ISA será realizado pela segunda vez no Brasil. A Praia de Maresia, na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foi sede do WJSC Quiksilver ISA2006, no final do outono. No total, 251 atletas de 29 nações disputaram o evento, a Equipe Austrália foi a campeã e o Brasil alcançou a terceira colocação.

O ISA World Junior Surfing Championship Quiksilver 2006, em Maresias, São Paulo. Foto: Federação Dominicana de Surfing

Na categoria Sub 18 Masculino, Julian Wilson (AUS), ex-atleta World Surf League Championship Tour (WSL CT) e atleta olímpico de Tóquio foi o grande campeão do World Junior Surfing Championship Quiksilver ISA em Maresias. Na Sub 16, o medalhista olímpico de bronze, Owen Wright (AUS) levou a melhor, Alejo Muniz (BRA), ex-atleta WSL CT, foi o vice-campeão. Já na Sub 18 Feminino, a ex-atleta WSL CT, Pauline Ado (FRA), foi a campeã e Diana de Souza (BRA) alcançou a terceira colocação.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Psicólogo Evanildo Vasco abordará saúde mental dos surfistas e simpatizantes

______________________________________________________________________________

Na Praia da Barra da Tijuca, localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 1994, também foi realizado os Jogos Mundiais de Surf (ISA World Surfing Games), a Equipe Brasil foi vice-campeã. Em 2000, na Baía de Maracaípe, em Ipojuca/PE, a Equipe Brasil sagrou-se campeã dos Jogos Mundiais de Surf ISA. Na categoria Open, Fábio Silva (BRA) levou a melhor. O atleta Marcondes Rocha (BRA) foi vice-campeão na categoria Junior. No Feminino, Tita Tavares (BRA) venceu. No Longboard, o carioca Marcelo Freitas (BRA) foi o grande campeão. Nas categorias Bodyboarding, Guilherme Tâmega (BRA) e Karla Costa (BRA), campeões mundiais, foram os vencedores.

Vencedora da categoria Feminina Sub-18, Eweleiula Wong (HAW), na 18ª edição do ISA WJSC 2022. Foto: ISA / Mike Rodriguez

Segundo o boletim informativo da Associação Internacional de Surf (ISA), o Mundial Junior ISA provou ser o caminho direto para os Jogos Olímpicos. Dos 40 surfistas olímpicos de Tóquio 2020, 33 atletas participaram do WJSC e 16 deles conquistaram medalhas ISA World Junior.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Surf é terapêutico. Mas surfista também precisa de terapia

______________________________________________________________________________

Dentre os atletas olímpicos de Tóquio 2020, Gabriel Medina (BRA), Julian Wilson (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Sally Fitzgibbons (AUS), Jordy Smith (ZAF), Stephanie Gilmore (AUS), Owen Wright (AUS), Brisa Hennessy (CRC) foram campeões das categorias do ISA World Junior.

Equipe do Havaí, medalhista de ouro, na 18ª edição do ISA WJSC 2022. Foto: Mike Rodriguez

O presidente da International Surfing Association (ISA), Fernando Aguerre, disse: “Estamos muito animados para retornar à incrível beleza e energia das praias do Brasil. Os fãs de surf brasileiros estão entre os mais apaixonados do mundo. Será incrível ver os melhores surfistas do mundo capazes de sentir essa paixão e usá-la para alimentar performances fenomenais. Não há melhor forma de concretizar a visão da ISA para um mundo melhor através do surf do que através da juventude. Eles são nossos futuros campeões mundiais, futuros atletas olímpicos, futuros medalhistas de ouro, e os valores aprendidos em eventos como este afetarão as gerações vindouras”.

O ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023 está sendo organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), apoiado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *